Palestrantes

Médico, Advogado, Escritor

Marcos Mendanha

Marcos Mendanha é um profissional com ampla experiência na área de Medicina do Trabalho e saúde mental do trabalhador. Ele atua como médico, diretor e professor na Faculdade Cenbrap, coordenando estudos, cursos e eventos nesse campo há mais de 10 anos. Além disso, ele é especialista em Medicina do Trabalho e Medicina Legal e Perícia Médica, bem como advogado especializado em Direito do Trabalho.

Marcos Mendanha também é autor de vários livros e coautor de diversas obras relacionadas ao tema. Ele desempenha papéis importantes em instituições acadêmicas e coordena congressos relevantes na área de Psiquiatria Ocupacional, Saúde Mental Ocupacional e Medicina do Trabalho. Além disso, ele mantém sites relacionados à saúde ocupacional e é diretor técnico da ASMETRO, uma empresa de Assessoria em Segurança e Medicina do Trabalho.

Um fazedor de poesia

Bráulio Bessa

Vendo os “versos se bulir” desde muito cedo, aos 14 anos o menino de Alto Santo, interior do Ceará, rabiscava nos cadernos da escola seus primeiros versos. Tendo como principal fonte de inspiração a poesia de Patativa do Assaré, Bráulio Bessa também versava à sua maneira dos afetos e da vida no sertão.

Em 2012 com a criação de uma página na internet, sua poesia alçou voos distantes e tal como a ave canora patativa, seu cantar encantou todo o Brasil.

Ultrapassando a marca de 100 milhões de visualizações em seus vídeos, o poeta também é recepcionado semanalmente pelas famílias brasileiras no programa de TV Encontro com Fátima Bernardes, do qual é Consultor de Cultura Nordestina e apresenta sob um olhar poético temas diversos. Disseminando sua poesia aos quatro cantos, Bráulio é considerado um dos maiores ativistas da cultura nordestina no mundo.

Professora e profissional de Finanças Sustentáveis

Viviane Torinelli

Profissional de referência teórica e prática em finanças sustentáveis, incluindo investimento ESG, com destaque para governança corporativa. Mais de 20 anos de experiência nos setores público e privado, incluindo áreas de finanças sustentáveis, gestão de riscos e compliance, auditoria interna e externa, M&A, due diligence e controladoria. Atuação no Brasil e no exterior. Doutora com a tese “Gestão de risco ambiental e climático: um framework para uma gestão resiliente das reservas internacionais pelos bancos centrais”. Professora-convidada de Finanças Sustentáveis na FDC- Fundação Dom Cabral, na Fundação Instituto de Administração (FIA) e na ENAP- Escola Nacional de Administração Pública. Palestrante para Finanças Sustentáveis na University of Oxford- Smith School (SSEE), com aulas dadas também no MFin da Cambridge Judge Business School, na GOA Management School (India) e na FGV EESP. Cofundadora e membro da Aliança Brasileira para Finanças e Investimentos Sustentáveis (BRASFI). Co-Chair da GBSN for Sustainable Finance & ESG Investment Impact Community. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Governança para Sustentabilidade e Mercado de Baixo Carbono (GpS).

Consutor em SST

Gilval Menezes

Gilval Menezes é consultor em Saúde e Segurança no trabalho. É fundador da empresa Segurança Diferente. É engenheiro civil e de segurança do trabalho, pela UNIFOR – Universidade de Fortaleza. Possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV – Fundação Getulio Vargas. Trabalhou por 23 anos na indústria do gás liquefeito de petróleo – GLP. Tem experiência sólida em gerenciamento de fábricas (unidades de armazenamento e engarrafamento de gás liquefeito de petróleo), redução de lead times, gestão de pessoas. Tem domínio de diversas áreas da engenharia (civil, elétrica, mecânica e de segurança do trabalho). Tem experiência em regulação na área de GLP, além de auditorias de qualidade, de segurança operacional (processo) e de segurança do trabalho (ocupacional). Tem experiência em congressos internacionais na área de GLP e de Segurança Ocupacional. Organizador do livro "Nova Visão de Segurança no trabalho - Um olhar brasileiro". Tradutor do livro “Por Amor ao Zero – A Falibilidade Humana e o Risco”.

Gerente de EHS&S da Kimberly-Clark LAO

Maria Cândida

Gerente de EHS&S da Kimberly-Clark LAO desde 2020, trazendo mais de 22 anos de experiência na indústria. Graduada em engenharia química pela UFPE, possui especializações em Segurança do Trabalho, Higiene Ocupacional, Direito Ambiental e Sustentabilidade pela UPE e USP. Iniciou sua carreira na São Paulo Alpargatas, com destaque na coordenação de Saúde, Segurança e Meio Ambiente. Nos últimos 20 anos, focou na transformação de EHS e Sustentabilidade, destacando-se na cultura organizacional, desenvolvimento de equipes, liderança em diferentes níveis e implementação de estratégias para fortalecer sistemas de gestão e cultura de EHS. Sua experiência inclui liderança em empresas como Alcoa Alumínio, Votorantim Metais (Nexa), Reckitt Benckisen e Avon Cosméticos em níveis nacional e regional LATAM em setores como mineração, metalurgia, siderurgia e bens de consumo.

Engenheira Ambiental e Sanitarista

SANDRA ELISA L. PINHEIRO

Engenheira Ambiental e Sanitarista, Engenheira de Segurança do Trabalho, Pós Graduanda em Sustentabilidade Empresarial e Responsabilidade Social. Auditora Interna da ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, Coordenou a elaboração de mais de 300 treinamentos e mais de 1.500 documentos entre PGRS, PGRSS, PGRCC, Licença Ambientais,  Outorga de Poços, Procedimentos Operacionais Padrão - POP, Manual de Boas Práticas, Licença Sanitária, Projeto Hidrossanitários, Teste de Absorção do Solo, Laudos de Impacto Sonoro, Estudos Ambientais, Laudos técnicos em meio ambiente, entre outros, com atuação nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

 

 

 

 

 

Gerente Geral de SSMA da Vicunha Textil

Cristiano Gomes

Gerente Geral de SSMA da Vicunha Textil. Com 15 anos experiência na área e mais de 20 na gestão de processos industriais. Engenheiro de Pesca graduado pela UFC; Eng. de Segurança do Trabalho pela UNP e Ergonomista pela Unifor.

Como Gerente Geral de SSMA na Vicunha Textil lidera a equipe da área em todos os territórios onde a companhia atua, principalmente nas unidades fabris no Brasil, Argentina e Equador.

Especialista em Treinamentos Técnicos e Normativos BR Enel Grids

Anacleta Ferreira

Anacleta Ferreira apresenta uma trajetória acadêmica e profissional notável, destacando-se pela conclusão do Mestrado em Engenharia de Produção e Qualidade no segundo semestre de 2019. Sua expertise é respaldada por certificações como Auditora Líder pela BSI Auditores em normas cruciais como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, FSSC 2200 e ISO IEC 17025. No âmbito acadêmico, complementou sua formação com o Mestrado em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica no IFSP, finalizado no segundo semestre de 2022.

Com mais de uma década de experiência, Anacleta acumulou conhecimento sólido na área de Sistema de Gestão da Qualidade, Garantia da Qualidade e Melhoria Contínua de Processos. Sua especialização em certificação e auditoria abrange empresas nacionais e multinacionais de grande e médio porte em setores diversos, como Logística, Alimentos e Energia Eólica. Destaca-se, sobretudo, sua habilidade em certificar e auditar organizações conforme as normas ISO 9001:2015 e ISO 45001:2018.

O amplo conhecimento e a vivência prática de Anacleta em diferentes segmentos a tornam uma profissional altamente capacitada e valiosa no cenário da gestão de qualidade. Sua contribuição é vital para o aprimoramento e eficiência dos processos nas organizações que tem assessorado ao longo de sua carreira.

Diretor técnico do Grupo Labor Life

Bruno Lima

Diretor técnico do Grupo Labor Life (Gestão em QSSMA), Docente do curso de pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho,  Auditor Líder ISO 9001, ISO 45001, OHSAS 18001 e ISO 14001  especialista em Gestão de Processos, Compliance , LGPD, Esocial SST, Gestão da Qualidade (ISO 9001), Sistema de Gestão de Segurança e Saúde (ISO 45001), Sistema de Gestão de Meio Ambiente (ISO 14001) Requisitos Gerais para Laboratórios (ISO/IEC 17025), Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade; Com atuação em empresas do segmento elétrico, plástico, hoteleiro, saúde, financeiro, transporte, segurança, construção civil e indústrias em geral em 18 estados do Brasil.

Head de RH, Gestão de Riscos e TI da Amway Nutrilite do Brasil

Elisabeth Parente

Mais de 20 anos atuando em RH, destes mais de 13 anos como Head de RH em empresas nacionais e multinaiconais de grande porte Atualmente Head de RH, Gestão de Riscos e TI da Amway Nutrilite do Brasil, líder mundial de vendas diretas e de suplementos Onde também é administradora legal da companhia no Brasil. Conciliando ao longo de 8 anos a atuação de RH com a gestão das áreas de TI, Financeira Suprimentos Governança e Responsabilidade Social Responsável por liderar projetos que trouxeram mais de 15 reconhecimentos de melhores empresas para se trabalhar segundo GPTW e FIA nos últimos 8 anos Responsável por processos de desenvolvimento de liderança e sucessão no Brasil, México e Estados Unidos

• Professora de Graduação e Pós graduação;
• Presidente do conselho deliberativo da Associação Frutos do Bem;
• Diretora da ABRH CE seccional Norte (Associação Brasileira de Recursos Humanos);
• Vice presidente do CBHI ( Comitê da Bacia Hidrográfica da Ibiapaba);
• Atuou como presidente do SINCAL (Sindicato Patronal de Calçados Sobral/CE);


Mestranda em Administração pela UNIFOR, MBA em Marketing pela FGV, Administradora pela UVA. Diversos cursos nacionais e internacionais em instituições renomadas como BCG, Korn Ferry, FDC, IBGC entre muitas outras

Diretor de Recursos Humanos da Vicunha Textil

Alexandre Ferreira

É um executivo C-Level com uma vasta experiência, desde de 2015 é Diretor Corporativo de Recursos Humanos na Vicunha Têxtil. Sua trajetória acadêmica inclui uma formação em Direito pela PUC Minas, pós-graduação em Direito do Trabalho pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, um MBA em Administração pela Fundação Dom Cabral, e um mestrado em Administração de Empresas pela FIA. Com sua liderança visionária, Alexandre tem sido fundamental na implementação de mudanças organizacionais, consultoria interna de RH, desenvolvimento da liderança, gestão de talentos e arquitetura de RH, além de oferecer assessoramento estratégico em temas de desenvolvimento organizacional e cultura.

Dedicando-se ao estudo e implementação das metodologias Scrum e PDCA, Alexandre está na vanguarda da inovação em recursos humanos, buscando resultados mais ágeis e alinhados com os objetivos de negócio. Como um líder proativo e visionário, ele é um porta-voz qualificado em diversos temas, incluindo Gente e Diversidade, Mercado de Trabalho na Indústria, Gestão,  e Inovação. Sua experiência e expertise fazem dele uma figura indispensável em qualquer discussão relacionada ao futuro do trabalho e à evolução das práticas de gestão de pessoas.

Coordenadora do Núcleo ESG na FIEC

Alciléia Farias

Coordenadora do Núcleo ESG (Environmental, Social and Governance) na FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará), instituição com quase 1.500 colaboradores que atende cerca de 15.000 indústrias de diferentes portes e segmentos de atuação. Possui uma experiência de 12 anos em coordenação e execução das práticas de Responsabilidade Social realizadas pelas empresas do setor de Energias Renováveis atuantes no estado do Ceará; É Graduada em Administração de Empresas pala Universidade de Fortaleza (UNIFOR), MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mestra em Ciências Empresarias pelo Instituto Politécnico de Portugal.

Gerente de Segurança e Meio Ambiente na Votorantim

Ueslei Amorim

Gerente de Segurança e Meio Ambiente na Votorantim Cimentos, com suporte corporativo para 26 fábricas do grupo, pós-Graduado em Engenheira de Segurança do Trabalho , Bacharel em Engenharia Ambiental, Técnico em Segurança do Trabalho. Profissional sênior, atuando há 23 anos em SSMA, tendo vivido experiências nos segmentos Petroquímico, Têxtil, Mineração, Bebidas (cervejaria), Óleo e Gás (construção civil e eletromecânica pesada), Telecomunicações e Cimento. Participou de projetos em grandes empresas, como: Dow Química - Porto de Aratu/BA (parada de manutenção), Vale do Rio Doce/Yamana Gold - Teofilândia/BA (Contratos de utilidades), Heineken Brasil - Feira de Santana/BA, RM Telecomunicações e Rede Conecta (Atuação com escopo nacional e corporativo), Petrobras (Obras de grande porte no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro/COMPERJ) e Cimento Apodi (posição corporativa) - Fortaleza/CE. Atualmente é, além de atuar como: Assistente Técnico em perícias judiciais, Consultor de SSMA em projetos de melhoria contínua, Professor convidado da UNIFOR (Universidade Fortaleza) nas especializações de Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança do Trabalho, Escritor colaborativo no projeto Triangulação em Saúde e Segurança do Trabalho (2020) e Palestrante em fóruns técnicos de QSMS&RS/ESG.

 

Compliance Officer e DPO do Grupo LaborLife

João Neto

Especialista na implementação de sistemas de gestão de compliance, coordenou a implementação de mais de cem canais de denúncias corporativas, coordenou projetos de desenvolvimento de códigos de conduta corporativos em empresa de 25 segmentos, coordenador de Gente e Gestão do Grupo Labor Life, incluindo a divisão de implementação de sistemas de gestão certificáveis do Grupo Labor Life, auditor líder nas normas ISO 37001:2017 (sistemas de gestão antissuborno), ISSO 19600:2014 (sistema de gestão de Compliance), ISO 37301:2021 (sistema de gestão de Compliance), ISO 9001:2015 (sistema de gestão da qualidade), ISO 14001:2015 (sistema de gestão ambiental) e ISO 45001:2018 (sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional); MBA em Gestão da Qualidade e Engenharia de Produção, graduado em Engenharia Ambiental e Sanitária. Atua há quase uma década anos na implementação de sistemas de gestão certificáveis de integridade, compliance, antissuborno, saúde, segurança, meio ambiente e qualidade em empresas atuação nos seguimentos: Industrial, serviços, construção entre outros, no Nordeste e Norte Brasil. Atua como Compliance Officer e DPO do Grupo LaborLife

Vice-Presidente Executivo na Diretoria Executiva do Botafogo de Futebol e Regatas

Jonas Decorte Marmello

Com formação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e um L.L.M. em Direito Empresarial pela Fundação Getulio Vargas, Jonas Marmello construiu uma sólida carreira jurídica, com passagens por empresas e escritórios de advocacia renomados.

Ao longo de sua trajetória, acumulou experiência em diversas áreas do direito, incluindo sua atuação como advogado no Massá Advogados, na Ambev, na Claro, EBX e no escritório Teixeira Martins Advogados.

Iniciou sua jornada na SAF Botafogo atuando como Gerente do Jurídico Geral de junho de 2022 a janeiro de 2024. Desde então, exerce o cargo de Vice-Presidente Executivo na Diretoria Executiva.

Auditor-Fiscal do Trabalho

José Almeida Martins de Jesus Júnior

Auditor-Fiscal do Trabalho, graduado em Direito pela Universidade de Cuiabá e pós graduado pela Faculdade Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP), Coordenador de Fiscalização e Projetos de Segurança e Saúde no Trabalho entre os anos de 2019 e 2021 e Coordenador da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho e do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas no Ministério do Trabalho e Emprego.

Garanta sua participação

Serão 18 horas de capacitação sobre temas correlatos e de fundamental importância para a Administração Pública.